Pular para o conteúdo
Português - Brasil
  • Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Quais documentos preciso para abrir uma empresa?

Confira o checklist completo de documentos para abrir sua empresa com a Conube

Antes de iniciar o processo de abertura da sua empresa, é importante reunir todos os documentos necessários.
Abaixo estão os checklists separados por tipo de empresa — MEI e ME (Microempresa) — para facilitar o envio das informações e agilizar o processo.

Checklist para abertura de MEI

  • Documento de identidade (RG ou CNH);
  • CPF;
  • Título de eleitor ou número do recibo da última declaração do IRPF;
  • Comprovante de endereço residencial;
  • Endereço onde exercerá a atividade (pode ser o mesmo da residência);
  • Número de celular e e-mail ativo;
  • Conta Gov.br com nível Prata ou Ouro;
  • Atividade principal e secundárias (CNAEs);
  • Valor estimado de faturamento anual (até R$ 81.000,00).

Checklist para abertura de ME (Microempresa)

Documentos pessoais
  • RG ou CNH;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço residencial (emitido há até 90 dias);
  • Certidão de casamento (se aplicável);
  • E-mail e telefone dos sócios;
  • Título de eleitor ou recibo do IRPF;
  • Assinatura eletrônica com conta Gov.br nível Prata ou Ouro.
Documentos da empresa

  • Comprovante de endereço comercial
  • Contrato de locação, IPTU ou termo de posse do imóvel
  • Capital social (valor que será investido na empresa)
  • Definão de quotas entre os sócios (exemplo: 50% / 50%);
  • Atividade principal e secundárias (CNAE);
  • Razão social e nome fantasia;
  • Objeto social (descrição das atividades);
  • Regime tributário desejado (Simples Nacional, Lucro Presumido etc.);
  • Procuração, se houver sócio ausente na assinatura.

Com esses documentos em mãos, o processo de abertura de empresa na Conube é iniciado e acompanhado por nossos especialistas até a emissão do CNPJ.

Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe! :)