Quais documentos preciso para abrir uma empresa?
Confira o checklist completo de documentos para abrir sua empresa com a Conube
Antes de iniciar o processo de abertura da sua empresa, é importante reunir todos os documentos necessários.
Abaixo estão os checklists separados por tipo de empresa — MEI e ME (Microempresa) — para facilitar o envio das informações e agilizar o processo.
Checklist para abertura de MEI
- Documento de identidade (RG ou CNH);
- CPF;
- Título de eleitor ou número do recibo da última declaração do IRPF;
- Comprovante de endereço residencial;
- Endereço onde exercerá a atividade (pode ser o mesmo da residência);
- Número de celular e e-mail ativo;
- Conta Gov.br com nível Prata ou Ouro;
- Atividade principal e secundárias (CNAEs);
- Valor estimado de faturamento anual (até R$ 81.000,00).
Checklist para abertura de ME (Microempresa)
Documentos pessoais- RG ou CNH;
- CPF;
- Comprovante de endereço residencial (emitido há até 90 dias);
- Certidão de casamento (se aplicável);
- E-mail e telefone dos sócios;
- Título de eleitor ou recibo do IRPF;
- Assinatura eletrônica com conta Gov.br nível Prata ou Ouro.
- Comprovante de endereço comercial
- Contrato de locação, IPTU ou termo de posse do imóvel
- Capital social (valor que será investido na empresa)
- Definição de quotas entre os sócios (exemplo: 50% / 50%);
- Atividade principal e secundárias (CNAE);
- Razão social e nome fantasia;
- Objeto social (descrição das atividades);
- Regime tributário desejado (Simples Nacional, Lucro Presumido etc.);
- Procuração, se houver sócio ausente na assinatura.
Com esses documentos em mãos, o processo de abertura de empresa na Conube é iniciado e acompanhado por nossos especialistas até a emissão do CNPJ.
Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe! :)